Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Para Xico Sá com carinho...


Hoje eu vou prestar uma homenagem ao meu ídolo: Xico Sá.
Sexta-feira, eu te molho na cama após uma cirurgia, sozinha em Brasília, aff!
Estou em frente ao computador e comecei a reler algumas crônicas de Xico Sá, por mim guardadas. Também tenho o livro “Modos de Macho e Modinhas de Fêmea”, livro esse autografado por ele na Bienal Brasil do Livro que aconteceu em abril de 2012 em Brasília; mas falarei dele depois em outra oportunidade.
Ele escreve o que eu gosto de ler e esse cearense arretado com um pé no Recife (pé esse que eu também tenho, afinal a família é toda de lá) sabe escrever muitíssimo bem o que eu gosto de ler.
Por isso, resolvi selecionar algumas frases que eu considero incríveis. Ah! Também peguei a ideia de como ele coloca o texto em algumas crônicas. Lá vai:
1)    “Sim, homem é frouxo, só usa vírgula, no máximo um ponto e virgula; jamais um ponto final.” (Educação sentimental. Como o amor acaba I);

2)   “... o ciúme sempre corre na frente da realidade e puxa o rabo de todos demônios interiores.“ (Retratos da Paulicéia - A mulher que ronda a cidade)

3)   “Antes de tudo um alerta, inclusive para os recifenses mais jovens: o certo é O Recife, no Recife. Dizer em Recife é o mesmo que dizer em Bahia, em Rio. Pra gente soa um desastre. E é errado. Por favor, Folha de S.Paulo e toda mída sudestina.” (Recife melhor que Paris);

4)   “Da costela de Clint Eastwood Deus fez o macho-jurubeba; da costela de David Beckham, Deus fez o metrossexual.” (Decálogo para um Homem que é Homem);

5)   Essa é a minha preferida: “Vamos esquecer a ilusão católica do "até que a morte separe" os pombinhos. Vamos viver lindamente o amor e o seu calendário próprio. Muitas vezes não temos o amor da vida, mas temos um belo amor da quinzena, que de tão intenso e quente logo derrete.” (Manifestos aos decsrentes ao amor e a sorte);

6)   Como boa Corinthiana que sou essa frase também é ótima: “A corintianíssima não dissimula, olha no olho, diz na lata, nunca é meia boca, se sai para o jogo tira mesmo todos os volantes da contenção do desejo.”(Crônica anunciada para mulher Corinthiana);

7)   “É triste a ausência de prosa ou a falta de traquejo de muitos por ai. “(Finas maneiras para gente grossa);

8)   Adoro: “ Toda ressaca é moral. Algum rastro você deixou pelo caminho. De esterco, é claro, afinal de contas, como diz aquela sabedoria, é fazendo merda que se aduba uma vida.“ (Só a ressaca faz um homem sensível);
9)   Ah, corta essa, meu velho, toda mulher é santa e puta. São as suas duas capacidades mais bonitas. Nem a ciência sabe onde começa uma e termina a outra. Misteriosamente elas mudam a voltagem, quando menos imaginamos.” (Mulher para casar, mulher para se divertir);

10) Essa foi uma das melhores que eu li nos últimos tempos: “...mais vale um “eu te amo” que entre por um ouvido e saia pelo outro do que um silêncio mortal de um homem que nunca se empolga e deixa a gazela achando que “eu te amo” é coisa só de novela e de filme americano.” (Quando o amor de verdade começa com um ´eu te amo´ de mentira);

11)  Gosto muito dessa: “As nossas mulheres querem que tenhamos olhos só para elas. No que, aliás, foram contempladas biblicamente pelo décimo mandamento das tábuas da lei entregues por Deus a Moisés: não cobiçarás a mulher do próximo.” (Duas ou três coisas que sei sobre as mulheres);
  12)Essa é prá fechar com chave de ouro: “A moça que chorava sabia que o amor -repito o que já disse mil vezes no blog- é como o metrô na avenida Paulista: começa no Paraíso e termina na Consolação.” (Chorar em público revela a mulher superior).
E como de costume deixo uma música. Espero que ele goste!!!


Um comentário:

  1. Ai, não me contive...vou publicar a resposta do meu querido Xico Sá!!!


    De: xicosa@uol.com.br
    Enviada: sábado, 26 de maio de 2012 04:51:45
    Para: Aninha (asouzamota@hotmail.com)


    Q lindo,Aninha!!! Me emocionou.beijosssssssss
    Xico

    From: Aninha
    Sent: Saturday, May 26, 2012 1:11 AM
    To: xicosa@uol.com.br
    Subject: A vida é para ser cantada:Para Xico Sá com carinho...

    Aninha enviou o link de um blog para você:

    Fiz uma homenagem prá vc! Gostaria muito que vc lesse qado tivesse um tempinho!! Bjs de quem adora o que vc escreve!! Aninha.

    Blog: A vida é para ser cantada
    Postagem: Para Xico Sá com carinho...
    Link: http://musicadodiadaaninha.blogspot.com/2012/05/para-xico-sa-com-carinho.html

    --
    Powered by Blogger
    http://www.blogger.com/

    ResponderExcluir